Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Proteção Civil avisa. Próximas horas trazem neve, chuva e vento

Depressão Gaetan traz mau tempo a Portugal Continental.

Proteção Civil avisa. Próximas horas trazem neve, chuva e vento
Notícias ao Minuto

17:35 - 19/01/21 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta terça-feira, um aviso à população, devido à passagem da depressão Gaetan pelo território continental.

Tal como já revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esperam-se, para as próximas 48 horas, “condições meteorológicas adversas”.

A precipitação, por vezes forte, será acompanhada por trovoada e será persistente nos próximos dias nas regiões montanhosas do Norte e Centro, em especial junto ao litoral.

O vento poderá atingir rajadas até 95 km/h no litoral oeste e 110 km/h nas terras altas do Norte e Centro. Durante a noite, o vento será ainda mais intenso.

O IPMA prevê ainda o aumento da agitação marítima, também a partir da próxima noite.

Quanto à neve, prevê-se que esta caia acima dos 1.600 metros e, nos distritos da Guarda e Castelo Branco atinja os cinco centímetros.

Desta forma, a ANEPC relembra que o piso rodoviário poderá estar mais escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e que há possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A Proteção Civil alerta ainda para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, para as inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem e para as inundações, essencialmente, devido à dificuldade de drenagem dos sistemas urbanos.

Poderão ainda ocorrer, durante estas horas, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos ou árvores e incidentes com infraestruturas associadas às redes de comunicação e energia.

É necessário ter também atenção aos possíveis acidentes na orla costeira e ao aumento do desconforto térmico na população, em especial, pela conjugação da temperatura mínima baixa com o vento intenso.

Leia Também: Chuva e vento fortes. Portugal afetado por depressão Gaetan até amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório