Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Morreu idosa de 92 anos de Lar de Ponte de Lima

Uma mulher de 92 anos morreu hoje no lar da Casa do Povo de Freixo, em Ponte de Lima, distrito de Viana do castelo, sendo que mais 34 utentes e três funcionárias estão infetados com o vírus SARS-CoV-2.

Covid-19: Morreu idosa de 92 anos de Lar de Ponte de Lima
Notícias ao Minuto

16:11 - 18/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, a diretora técnica Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Catarina Castro, explicou que a morte da idosa, que tinha outros problemas de saúde para além da infeção pelo novo coronavírus, "ocorreu ao início da tarde de hoje, naquele que é o primeiro surto que afeta a instituição desde o início da pandemia de covid-19".

A responsável adiantou que a ERPI acolhe 45 idosos, sendo que "os 35 positivos se encontram estáveis, e os 10 que não contraíram a doença estão isolados e bem".

"Os utentes infetados estão todos estáveis, com sintomas controlados. Estamos a conseguir dar a melhor resposta possível. Ainda não foi necessário transferir nenhum para o hospital. Por enquanto, estamos a conseguir controlar o surto aqui, na instituição", referiu Catarina Castro.

Segundo a diretora técnica da ERPI o surto "foi detetado no dia 10 de janeiro, após três funcionárias terem testado positivo à covid-19".

"Avançamos, de imediato, com testes rápidos a todos os utentes e funcionários e todos apresentam resultado negativo. No dia 11, alguns utentes começaram a apresentar sintomas e foi quando ativamos o plano de contingência", especificou.

Após uma testagem geral, confirmou-se a infeção em 35 utentes e em 20 dos 41 funcionários da ERPI.

A instituição tem "o apoio de quatro elementos da Brigada de Intervenção Rápida", adiantou.

"Ao ativarmos o plano de contingência conseguimos organizar a instituição. Isolar os idosos infetados dos não infetados. Redefinimos horários com os funcionários que ainda tínhamos disponíveis para trabalhar. Estamos a conseguir. Claro que com muita dedicação e empenho de quem cá está. Há um esforço adicional de todos. Estão todos firmes e hirtos para o que for preciso, à hora que for preciso. A nossa equipa, toda, incluindo médico e enfermeiras. Todos têm sido maravilhosos e fantásticos", destacou.

Segundo Catarina Castro, na sexta-feira, "todos os utentes e funcionários cujos resultados foram negativos vão voltar a ser testados".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório