Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Depois de dias de sol, chuva regressa amanhã ao país

E as temperaturas mínimas vão começar a subir, sobretudo na quarta-feira.

Depois de dias de sol, chuva regressa amanhã ao país
Notícias ao Minuto

08:24 - 18/01/21 por Melissa Lopes

País Tempo

Os dias de sol que levaram tantos a passear na rua no fim de semana (apesar de a regra ser ficar em casa) estão a acabar. É que a chuva volta esta terça-feira ao território continental, com previsão de subida gradual da temperatura mínima, que se sentirá sobretudo quarta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar de da Atmosfera (IPMA), o dia de hoje, segunda-feira, ainda será de sol e frio (com mínimas a variar entre os -2ºC e os 5ºC), apesar de se começar a notar uma "pequena subida de temperatura na região Norte e no litoral da
região Centro".

Os meteorologistas indicam que na terça-feira o cenário altera-se, com períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado. E a partir da manhã, conte com períodos de chuva fraca, que se tornará gradualmente moderada nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

Há ainda a possibilidade de queda de neve acima de 1400/1600 metros a partir do final da tarde. O IPMA assinala também a neblina ou nevoeiro matinal, especialmente na região Sul, e a formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro.

Para este dia, o IPMA espera uma pequena subida da temperatura mínima no litoral da região Centro e na região Sul e, paralelamente, uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro.

Quanto à chuva, que regressa amanhã, deverá manter-se nos próximos dias. Seja como for, a regra é ficar em casa, na sequência do agravamento da situação epidemiológica no país.

Aviso amarelo para todo o país

Os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 15h00 de quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, informou o IPMA.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para 14 distritos do continente devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo o aviso amarelo vai estar em vigor entre as 21h00 de terça-feira e as 12h00 de quarta-feira.

Em Viseu, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Confinamento? Vem tarde, "é muito suave" e “há exceções a mais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório