Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Na resposta à pandemia, a decisão é tua. Ser paciente ou ser paciente"

Serviço Nacional de Saúde deixa mensagem dirigida aos jovens face à pandemia da Covid-19.

"Na resposta à pandemia, a decisão é tua. Ser paciente ou ser paciente"
Notícias ao Minuto

17:17 - 14/01/21 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

"Na resposta à pandemia, a decisão é tua. Ser paciente ou ser paciente". É desta forma que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) chama a atenção dos mais jovens, através das redes sociais, para os perigos da não adoção ou quebra das medidas de combate à Covid-19. Num jogo de palavras, o SNS aponta dois caminhos: o de ser paciente, cumprir as normas e aguardar, e o de ser paciente, doente numa cama de hospital.

"O controle da pandemia depende de si, depende de cada um de nós. Cuidar de si é cuidar de todos", recorda ainda na mesma publicação.

De recordar que António Costa anunciou, ao final da tarde desta terça-feira, que Portugal regressa, às 00h de 15 de janeiro, ao recolhimento domiciliário. Porém, contrariamente ao que aconteceu em março e abril de 2020, as escolas vão manter-se abertas. Teletrabalho obrigatório e as multas mais pesadas estão também entre o novo pacote de medidas.

Em conferência de imprensa, António Costa começou por afirmar que este é o "momento mais perigoso", mas é também o momento de "esperança que será possível vencer a pandemia".

O que "torna este momento mais difícil", acrescentou o chefe de Governo, "é que a mesma a esperança que a vacina nos dá é a mesma que alimenta o relaxamento e torna mais perigosa a pandemia. Temos de parar isto".

Por isso, prosseguiu, é preciso "regressar ao dever de recolhimento domiciliário, tal como tivemos em março e abril quando travámos com sucesso a primeira vaga. A regra é ficar em casa".

(Re)veja, em baixo, as medidas ontem anunciadas:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório