Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Um passo mais perto do fim. Eis o 2º. dia da esperança contra a Covid-19

Ministra da Saúde acompanhou ontem a campanha em hospitais de Lisboa. Esta terça-feira a vacinação começa nos hospitais e centros de Saúde do Alentejo e Algarve.

Notícias ao Minuto

07:25 - 29/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Esta segunda-feira marcou o segundo dia da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Os profissionais de Saúde que se encontram na linha da frente no combate à pandemia continuam a ser inoculados, pertencendo ao primeiro grupo da população a sê-lo. Quer saber quando vai ser vacinado contra a Covid-19? Pode simular aqui.

No primeiro dia, a vacina foi administrada em 4.828 profissionais, avançou a ministra da Saúde, Marta Temido, com base no sistema de registo de vacinas, numa visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou no passado sábado de manhã a Portugal e contemplava 9.750 doses destinadas aos profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Este lote de 9.750 doses foi reforçado ontem com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Os hospitais e os agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam "as primeiras vacinas" contra a Covid-19 e iniciam hoje a 1ª fase da vacinação, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS).

Entre dezembro e o primeiro trimestre de 2021, que corresponde ao período da primeira fase definida pela task-force responsável pelo plano de vacinação, Portugal espera receber 1,2 milhões de vacinas, distribuídas por três períodos: 312.975 doses no acumulado de dezembro e janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487.500 em março.

Ainda tem dúvidas sobre a vacina? Tudo o que precisa de saber

Apesar de o Plano de Vacinação ter sido apresentado há quase um mês, no dia 3 de dezembro, e já estar em marcha, ainda há quem tenha algumas dúvidas. De forma a esclarecer todas as questões, as autoridades de saúde reuniram num site as respostas às perguntas mais frequentes, que agora compilamos aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório