Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Vacinação contra a Covid-19 terá início no domingo, dia 27"

Garantia é do primeiro-ministro António Costa. Primeiras vacinas "serão administradas a profissionais de saúde" diretamente envolvidos nos cuidados a doentes com o novo coronavírus. "Hoje é um dia de grande alegria e esperança para a Europa e para todos os Europeus", vincou ainda o chefe do Governo.

"Vacinação contra a Covid-19 terá início no domingo, dia 27"
Notícias ao Minuto

18:42 - 21/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A "vacinação contra a Covid-19 terá início no domingo, dia 27". A garantia é do primeiro-ministro, António Costa, através de uma mensagem publicada, esta segunda-feira, no Twitter.

"Tal como previsto", prossegue", "as primeiras vacinas serão administradas a profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com Covid".

De lembrar que o Infarmed já reagiu ao facto de a vacina contra a Covid-19 do consórcio BioNTech/Pfizer ter recebido 'luz verde' da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). O Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA "finalizou a avaliação rigorosa da vacina Comirnaty, concluindo que existem dados suficientemente robustos que asseguram a qualidade, segurança e eficácia desta vacina".

Horas depois, também a União Europeia aprovou vacina da Pfizer e da BioNTech. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen mostrou-se "extremamente orgulhosa" pelo facto da primeira vacina para a Covid-19 a ser aprovada na União Europeia "ser um verdadeiro produto da inovação europeia", referindo-se ao trabalho desenvolvido pela BioNTech, uma empresa sediada na Alemanha e que contou com o apoio de fundos europeus ao longo dos anos.

Mais tarde, António Costa recorreu novamente ao twitter para afirmar que esta segunda-feira "é um dia de grande alegria e esperança para a Europa e para todos os Europeus, com a aprovação da vacina, por parte da Agência Europeia do Medicamento, que combaterá a propagação do novo coronavírus no espaço europeu".  Ainda assim, sublinhou, "temos de continuar a manter todos os cuidados".

Ainda de lembrar que o primeiro-ministro foi considerado contacto com exposição de alto risco à Covid-19, ficando em isolamento profilático na Residência Oficial até ao final do período de vigilância ativa de 14 dias, anunciaram as autoridades de saúde. António Costa já estava em isolamento preventivo, após ter estado na quarta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris, com o presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontra infetado com o novo coronavírus.

[Notícia atualizada às 21h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório