Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Governo não exclui "restrições suplementares" nos concelhos mais afetados

Ministro Pedro Siza Vieira foi entrevistado na noite desta segunda-feira no Polígrafo SIC.

Governo não exclui "restrições suplementares" nos concelhos mais afetados
Notícias ao Minuto

08:09 - 17/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Energética, foi esta segunda-feira entrevistado no programa Polígrafo SIC, da SIC Notícias, onde revelou que o Governo não exclui "restrições suplementares" nos municípios mais atingidos pela pandemia da Covid-19. 

Siza Vieira falou ainda sobre o setor da restauração, que se manifestou no passado fim de semana, afirmando que os 20% de apoio extraordinário que vai receber não deve "fazer esquecer a medida de grande alcance que o Governo propôs ainda há uma semana: que é uma medida de 750 milhões a fundo perdido para as empresas do comércio não alimentar, restauração, alojamento e cultura". 

Quanto a uma isenção da TSU e redução do IVA, pedida pelo chef Ljubomir Stanisic, o ministro disse "nem que sim, nem que não". Siza Vieira advogou também que "é impossível compensar integralmente as perdas"

"Estou a ver na Alemanha, em França, em Itália, na Irlanda, na Bélgica, na República Checa, todo o comércio não alimentar, toda a restauração, está fechada. Os serviços de saúde estão a chegar ao limite e os governos estão a meter travão a fundo na atividade económica [...] Países que sabemos que têm muitos mais recursos que nós estão exatamente na mesma situação", considerou.

Novo confinamento geral nas duas primeiras semanas de dezembro?

Questionado sobre se o Executivo está a preparar um novo confinamento geral, Siza Vieira disse que essa não é a ideia. "Mas, o primeiro-ministro, na última conferência de imprensa que deu, reconheceu que alguns municípios no nosso país onde o nível de novos contágios por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, é muito elevado e que eventualmente aí precisamos de fazer uma constrição mais geral". 

Destacando que está a ser feita uma "abordagem territorial", o ministro de Estado reiterou que, de momento, "não temos a ideia de um novo confinamento geral, mas não excluímos a possibilidade de ter de fazer algumas restrições suplementares naqueles municípios onde o nível de contágios esteja muito acima"

Medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, no âmbito do estado de emergência devido à Covid-19, passaram ontem a incluir mais 77 municípios, atualizando para 191 o número total de concelhos com risco elevado de transmissão do novo coronavírus.

Recorde quais os 77 concelhos que entraram na lista de risco

Recorde-se que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3.996 infetados pelo novo coronavírus, elevando o número de casos confirmados, desde o início da pandemia para 225.672. Já a nível de óbitos, o país atingiu, esta segunda-feira, um novo máximo diário, registando 91 vítimas mortais. 

No total, morreram 3.472 pessoas em Portugal com Covid-19, desde março, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório