O encontro anual de membros da Asppa, realiza-se este ano virtualmente, através da plataforma 'Zoom', e pretende debater "como o valor acrescentado que Portugal e a sua comunidade na Alemanha trazem a este país, pode ser transposto além-fronteiras", revelou Sofia Figueiredo à agência Lusa.
A presidente da Asppa explicou que, por um lado, o encontro virtual quer "expandir perspetivas sobre como áreas consideradas tradicionalmente estanques, como as ciências, as artes, a cultura e a indústria, podem desenvolver novas aprendizagens num contexto de abertura e comunicação entre elas".
"A população portuguesa na Alemanha apresenta uma grande diversidade social, cultural e económica (...) O Portal 2020 é, acima de tudo, uma oportunidade de reunir portugueses na Alemanha em torno de um tema de interesse central à comunidade e de estar mais perto de Portugal", salientou.
Entre os convidados, estão "portugueses de relevo na Alemanha, nas mais diversas áreas", como o professor Alexandre Quintanilha, que irá falar sobre os limites do conhecimento, o Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, ou se Cônsul de Estugarda, Carla Saragoça.
"Para que o contacto com os portugueses seja mais vivo, fizemos este ano um 'pitch' do público, onde cada pessoa se pode apresentar e lançar para o debate temas pertinentes", acrescentou Sofia Figueiredo.
A pandemia de covid-19 tem condicionado as atividades da associação, que "tem sido bastante afetada", com várias iniciativas canceladas, como os mini-ASPPAs ou a mostra de cinema, ou assumindo diferentes formatos.
"As boas notícias são que desenvolvemos projetos online. Por exemplo, os encontros entre-ASPPAs virtuais foram um sucesso, tendo sido realizados seis no total, sobre os mais variados temas. Fizemos também dois workshops virtuais no contexto do programa 'Emigrei para a Alemanha'", contou à Lusa a cientista e presidente da Asppa.