Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Interior não pode ser um território abandonado, diz ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, defendeu hoje em Góis que o interior "não pode em situação alguma" ser um território abandonado.

Interior não pode ser um território abandonado, diz ministro do Ambiente
Notícias ao Minuto

15:40 - 06/11/20 por Lusa

País Matos Fernandes

Importa, na sua opinião, designadamente, ter em conta "os rendimentos dos serviços dos ecossistemas" proporcionados pelos chamados territórios de baixa densidade, mesmo quando é a sua população é diminuta.

João Pedro Matos Fernandes realçou a importância do ordenamento florestal nestas regiões de Portugal e vincou, por exemplo, que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática "deixou de apoiar plantações" cujas candidaturas "não tenham incluída a gestão".

O ministro do Ambiente intervinha na sede dos Bombeiros Voluntários de Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra, na cerimónia de assinatura de um protocolo relativo à criação da Área Integrada de Gestão de Paisagem (AGIP) de Alvares, no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem.

"Não pode ser álibi para ninguém dizer que 98% da floresta portuguesa é de privados", disse, realçando que "o papel das autarquias é absolutamente fundamental", tal como o de outras entidades públicas e privadas, para inverter o abandono das áreas florestais e promover o desenvolvimento do interior.

Na sessão, intervieram igualmente, entre outros, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, José Miguel Cardoso Pereira, do Instituto Superior de Agronomia (ISA) de Lisboa, e João Baeta Henriques, do Núcleo Fundador da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Ribeira do Sinhel, naquela freguesia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório