Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Fundo Ambiental financia 228 municípios para tratamento de biorresíduos

O Fundo Ambiental vai financiar 228 municípios portugueses, num montante global de um milhão e 140 mil euros, para investimentos que assegurem a separação, reciclagem e o tratamento de biorresíduos, foi hoje anunciado.

Fundo Ambiental financia 228 municípios para tratamento de biorresíduos
Notícias ao Minuto

12:33 - 06/11/20 por Lusa

País Ministério do Ambiente

De acordo com uma nota do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, foram recebidas 91 candidaturas no âmbito do programa de apoio à elaboração de estudos municipais para o desenvolvimento de sistemas de recolha de biorresíduos, e cada município irá receber 5.000 euros.

Com a verba, as autarquias podem ainda articular-se entre as entidades gestoras responsáveis pela recolha seletiva dos biorresíduos, otimizar a capacidade já instalada, ou a instalar, pelos sistemas de tratamento de resíduos urbanos, em função da quantidade de biorresíduos que se prevê que venham a ser recolhidos, lê-se na nota.

Segundo o ministério, as conclusões deste programa vão permitir apoiar a elaboração de um diagnóstico nacional que possibilite o desenvolvimento do futuro plano estratégico dos resíduos urbanos (PERSU 2030).

Portugal está obrigado a implementar um sistema de separação e reciclagem dos biorresíduos até ao final de 2023, de acordo com a Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu, aprovada em 2018.

Sendo a separação, reciclagem e a recolha seletiva de biorresíduos uma responsabilidade municipal, compete aos municípios definir, seguindo critérios de custo eficazes, a melhor forma de os gerir, por si ou contratando-a terceiros.

O Fundo Ambiental visa apoiar políticas ambientais de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório