A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta sexta-feira, nas redes sociais, uma explicação acerca de que pessoas pertencem ao grupo de risco clínico tendo em conta a pandemia da Covid-19. Ainda persistem dúvidas? Tire-as aqui.
Quem sofre de asma, diabetes, neoplasia maligna ativa, estados de imunosupressão ou doença renal crónica (em hemodiálise) está incluído no grupo de risco, avisa a Autoridade para a Saúde.
Também quem padece de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou insuficiência cardíaca e doença cardiovascular está inserido.
Deste modo, alerta ainda a DGS, "se tem uma destas condições ou coabita com alguém que tenha, redobre os cuidados": distanciamento físico, higienização das mãos, etiqueta respiratória, utilização de máscara, arejamento dos espaços, limpeza de superfícies, redução de contactos e não sair de casa se tiver sintomas.
Se pertence a um grupo de risco ou vive com alguém que pertença, redobre cuidados: distanciamento físico, higienização das mãos, etiqueta respiratória, utilização de máscara, arejamento dos espaços, limpeza de superfícies, redução de contactos e não sair de casa se tiver sintomas pic.twitter.com/nAFDx49JTj
— DGS (@DGSaude) October 30, 2020
Recorde-se que Portugal 'bateu' esta sexta-feira um novo recorde de novos casos, de vítimas mortais e ainda de internados. O mais recente boletim epidemiológico dá conta de mais 40 mortos e 4.656 infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o país contabiliza 2.468 vítimas mortais e 137.272 infeções pela doença provocada pelo novo coronavírus.