Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Escola no Funchal ativou plano de contingência devido a aluno infetado

O plano de contingência da escola Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, foi ativado porque um aluno teve hoje resultado positivo num teste para a Covid-19, informou o Governo da Madeira.

Escola no Funchal ativou plano de contingência devido a aluno infetado
Notícias ao Minuto

20:50 - 18/10/20 por Lusa

País Coronavírus

A informação colocada no portal da secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia refere-se a um caso registado na escola básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos com pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, no Funchal.

"De acordo com os procedimentos previstos no referido plano de contingência e com as determinações da autoridade regional de Saúde, um conjunto de 31 alunos da escola já foram identificados para realização de testes", pode ler-se no comunicado.

A secretaria regional adianta que "com exceção para esse conjunto de alunos" que, segunda-feira, "não comparecerá na escola, o estabelecimento de ensino funcionará num plano de normalidade".

No mesmo documento, assegura estar "assegurada a realização das atividades letivas habituais, em condições de segurança".

Também menciona que se trata de "um caso detetado na sequência de teste positivo de um familiar que, contrariando todas a normas e recomendações, não respeitou o isolamento a que se devia ter sujeitado até confirmação do resultado do teste realizado no Aeroporto após regresso da cidade do Porto".

A secretaria da Educação da Madeira "volta a apelar à rigorosa observância das normas e recomendações da autoridade de Saúde e dos procedimentos dos planos de contingência das escolas, sob pena da segurança coletiva ser posta em causa por atos de irresponsabilidade individual".

O boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASaúde) reporta hoje sete novos casos positivos de covid-19 na região, totalizando o arquipélago 101 doentes ativos e um cumulativo de 320 situações confirmadas.

Esta autoridade regional de saúde indica que dos 101 casos ativos reportados, "92 são importados", tendo sido identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e nove são de transmissão local.

Além destes sete novos casos, existem outras "41 situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde", decorrendo as investigações epidemiológicas, aponta.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.181 pessoas dos 99.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório