Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Forças Armadas realizaram 114 ações de formação em lares pelo país

As Forças Armadas (FA) realizaram, desde o dia 06 de outubro, 114 ações de formação em lares para auxiliar trabalhadores no combate à pandemia, foi hoje anunciado.

Forças Armadas realizaram 114 ações de formação em lares pelo país
Notícias ao Minuto

13:10 - 14/10/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo uma nota do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 139 equipas - 130 do Exército, 5 da Marinha e 4 da Força Aérea -- realizaram, desde o dia 6 de outubro até ao momento, "114 ações que abrangeram 501 funcionários".

Estas ações de formação destinam-se a sensibilizar os funcionários das instituições para as medidas preventivas da propagação do vírus da covid-19, nomeadamente "práticas de higienização e limpeza, estabelecimento de circuitos e uso de equipamento de proteção individual, contribuindo para a segurança tanto dos próprios, como de todos os utentes e respetivos familiares".

De acordo com o EMGFA, a iniciativa conta abranger "mais de 2.700 lares do país" em apoio e colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

"Após o término destas ações, a Direção de Saúde Militar, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, irá promover sessões complementares, realizadas remotamente, para o eventual esclarecimento de dúvidas", conclui o comunicado.

No passado dia 01 de outubro, em declarações à agência Lusa, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, anunciou que o auxílio das Forças Armadas à sociedade no combate à pandemia iria entrar "numa nova fase", desta vez nos lares.

Já durante os meses de verão, várias equipas de militares dos três ramos das Forças Armadas deram formações em escolas do país, sobre a utilização de equipamentos de proteção individual, limpeza e desinfeção aos técnicos auxiliares.

De acordo com o ministro da tutela, as ações de formação nas escolas chegaram a 270 concelhos do país, sendo que em relação aos lares será feito um "esforço semelhante para cobrir o máximo possível de lares com atividades de formação e conselhos sobre como se devem organizar em relação à pandemia".

"Enquanto houver pandemia haverá apoio das Forças Armadas para o combate à pandemia, esse é um dado assente", rematou Gomes Cravinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório