A cidadã Teresa R. escreveu uma mensagem para o Chefe Daniel Silva da Casa da Maria, uma entidade "louvável e imprescindível" que apoia vítimas de violência doméstica, localizada em Oeiras. A mulher começa por "manifestar os maiores agradecimentos ao funcionamento" da instituição, numa carta enviada ao Comandante da Divisão da PSP de Oeiras, aproveitando ainda por destacar o referido polícia.
"Gostaria de fazer um enorme e muito especial agradecimento ao Chefe Daniel Silva, a pessoa com quem falei pela primeira vez ao telefone sobre a possibilidade de fazer uma eventual queixa por bullying e violência psicológica contra o meu ex-marido, queixa essa que acabou por se revelar uma queixa de violência doméstica em grau 2", revela a mulher na missiva que foi, posteriormente, publicada no Facebook do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
"Nesse primeiro contacto", prossegue Teresa R, "o chefe Daniel Silva foi extremamente atencioso, muito bom ouvinte e deu-me conselhos sábios sobre a forma como se deve redigir uma queixa em termos de extensão, por exemplo, e de outros pormenores, oferecendo-se para me receber depois de lhe explicar que gostaria de apresentar a queixa com ele".
Durante o encontro, o chefe foi "de uma atenção e de uma amabilidade comoventes", destaca a cidadã, frisando que o próprio recebeu a queixa "sem ter essa obrigação", de modo a "poupar" Teresa "ao facto de ter de contar a minha história mais uma vez".
"Assim, e porque o caminho que leva uma mulher a uma situação destas é sempre muito tortuoso e complexo, especialmente porque as vítimas se habituam a ser maltratadas julgando por vezes que tudo aquilo por que passam talvez seja normal, expresso a minha maior gratidão ao chefe Daniel Silva, seguramente um elemento raro na PSP", acrescentou.
A mulher sublinha ainda que o Chefe "humildemente, disse-me que estava apenas a fazer o seu trabalho", no entanto, "estou certa de que faz muito mais do que o seu trabalho. Talvez por uma questão de vocação profunda repleta de rigor e profissionalismo, talvez pela sua humanidade, talvez por ser a pessoa certa no lugar certo".
E termina com um desejo: "Não sei se este meu e-mail chegará ao chefe Daniel Silva, mas gostaria muito de que assim fosse". Agora, o agradecimento tornou-se público.
De recordar que o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis) tem três espaços de atendimento especializado às vítimas de violência doméstica. Todos estes oferecem um atendimento especializado, 24 horas por dia.
Fique com as localizações e contactos:
- Casa da Maria: Funciona na Divisão Policial da PSP de Oeiras (Rua Espargal, nr. 18 - 214 540 230 / 918 435 286);
- Espaço Júlia: Funciona junto do Hospital dos Capuchos (Alameda Santo António dos Capuchos - 210 179 284);
- RIAV: No Campus de Justiça (Avenida D. João II, 1.08.01 Edifício E - 213 182 370).
Leia Também: Violência doméstica. PSP de Lisboa tem três espaços de atendimento