Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Mário Centeno vai dar aulas de Análise Económica na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal vai começar a lecionar na Universidade Nova já a partir desta sexta-feira, dia 2 de outubro.

Mário Centeno vai dar aulas de Análise Económica na Universidade Nova
Notícias ao Minuto

17:43 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Ex-ministro

Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e atual Governador do Banco de Portugal (BdP), vai ser professor na Universidade Nova de Lisboa, em Campolide, avança o jornal Público. O economista será docente de Análise Económica, disciplina pertencente à licenciatura de Gestão de Informação, a partir desta sexta-feira e não terá remuneração. 

Centeno iniciou funções no Banco de Portugal a 20 de julho deste ano, após a sua saída do Executivo de António Costa. Sucedeu a Carlos Costa, cujo segundo mandato terminou em 8 de julho, depois de 10 anos à frente daquela instituição.

Recorde-se que a escolha para o cargo foi polémica, pelo facto de este responsável passar quase diretamente do Ministério das Finanças (onde foi ministro até junho) para o BdP, quando em 9 de junho foi aprovado no Parlamento, na generalidade, um projeto do PAN que estabelecia um período de nojo de cinco anos entre o exercício de funções governativas na área das Finanças e o desempenho do cargo de governador.

Mário Centeno nasceu no Algarve em 1966 e licenciou-se em economia no ISEG, em Lisboa (onde chegou a professor catedrático). Depois de regressar de Harvard com um doutoramento, em 2000, ingressou no BdP, instituição na qual foi economista, diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos e consultor da administração.

Entre novembro de 2015 e junho de 2020 foi ministro das Finanças dos dois governos PS liderados por António Costa. Foi eleito presidente do Eurogrupo, o grupo de ministros das Finanças da zona euro, e levou as contas públicas portuguesas ao primeiro saldo positivo em democracia, mais concretamente desde o ano de 1973.

[Notícia atualizada às 17h53]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório