Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Ministro da Defesa condecora presidente da agência espacial portuguesa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, condecorou hoje a presidente da agência espacial portuguesa - Portugal Space, Chiara Manfletti, destacando a "forma exemplar" como a engenheira desempenhou funções na instituição que irá deixar a 14 de setembro.

Ministro da Defesa condecora presidente da agência espacial portuguesa
Notícias ao Minuto

23:59 - 10/09/20 por Lusa

País Chiara Manfletti

Em comunicado, João Gomes Cravinho anunciou ter concedido esta tarde "a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe à engenheira Chiara Manfletti, reconhecendo a forma exemplar como tem desempenhado as funções de Presidente da Direção da Agência Espacial Portuguesa -- Portugal Space".

"Ampla conhecedora do sistema espacial internacional, Chiara Manfletti aliou aos seus profundos conhecimentos uma total dedicação ao serviço e um empenho inexcedível na consolidação de uma política espacial nacional. A relação de trabalho intensa e produtiva existente entre a Agência e o Ministério da Defesa Nacional contribui decisivamente para que houvesse um permanente estímulo da Defesa Nacional nas matérias espaciais", enalteceu o ministro.

Citado em comunicado, Gomes Cravinho destacou o "profissionalismo", "competência", "empenho" e "proatividade" da engenheira aeronáutica ítalo-alemã, que revelou "em todas as circunstâncias um elevado sentido de serviço público, em que procurou envolver os diferentes intervenientes nas matérias do Espaço para que se pudessem dar passos concretos numa área que é cada vez mais estratégica para Portugal e para a Europa".

A 04 de setembro, o ministro da Ciência, Manuel Heitor, adiantou à Lusa que Chiara Manfletti iria cessar funções na Portugal Space, por "decisão pessoal", a 14 de setembro, quase um ano e meio depois de assumir o cargo, ao abrigo de um acordo estabelecido entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA), parceira na criação da congénere portuguesa.

Ao abrigo deste acordo, a engenheira aeronáutica ítalo-alemã e ex-consultora do diretor-geral da ESA manter-se-ia em funções na Portugal Space até ao final de 2020.

Chiara Manfletti assumiu a liderança da Portugal Space em 25 de março de 2019, depois de ter sido nomeada na primeira Assembleia-Geral da agência.

O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, adiantou à Lusa que a nova presidência da Portugal Space entrará em funções no verão de 2021, depois de concluído o processo de seleção, que será feito por concurso internacional.

A partir de 15 de setembro, a Portugal Space terá um presidente interino, que será nomeado em Assembleia-Geral por representantes dos quatro membros-fundadores da agência: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação, Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional e Região Autónoma dos Açores.

A Lusa aguarda um comentário de Chiara Manfletti sobre a sua saída da liderança da Portugal Space.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório