Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cinto de segurança no carro durante a gravidez? GNR explica como

No Dia Mundial da Grávida, a força militar sublinha que a utilização do cinto de segurança pelas mulheres grávidas deve ser colocado "cuidadosamente" e tendo em atenção vários aspetos.

Cinto de segurança no carro durante a gravidez? GNR explica como
Notícias ao Minuto

09:55 - 09/09/20 por Noticias ao Minuto

País Dia Mundial da grávida

Celebra-se, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Grávida e a GNR não deixou passar a data em branco respondendo a "uma das principais preocupações das futuras mamãs": deve ou não "usar o cinto de segurança em veículos durante a gravidez?".

Começando por sublinhar que em caso de acidente, o sistema de retenção "assume particular importância na proteção, tanto da mãe, como da criança", a força militar lembra, numa nota divulgada nas plataformas online, que o cinto de segurança deve ser "cuidadosamente colocado", ainda que tendo em atenção vários aspetos.

Primeiro, o cinto deve ser colocado normalmente, "puxando a precinta subabdominal o mais para baixo possível", para que, caso ocorra uma travagem, "o mesmo faça pressão na zona das ancas e não diretamente na barriga".

Depois, a precinta diagonal do cinto deve estar "repousada sobre o ombro e a cruzar o tórax, passando pelo meio do peito e sem pressionar a barriga".

Portanto, a resposta é sim, deve usar o cinto de segurança. "A isenção da obrigação do seu uso não é uma opção da grávida, sendo apenas admissível mediante a apresentação de um atestado médico, por graves razões de saúde", esclarece ainda a autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório