A cantora holandesa Iris Feijen venceu um concurso de talentos no seu país, intitulado 'We Want More' (Queremos mais, em tradução livre), a cantar fado. Apesar de não ter qualquer ligação a Portugal, a interprete concorreu, juntamente com o guitarrista português Tiago Lageira, cantando vários fados ao longo das eliminatórias.
E no passado domingo, a dupla venceu o concurso com o fado 'Sei de um Rio', de Camané, tendo anteriormente interpretado a canção 'Meu Amor Marinheiro', de Carminho, e o 'Meu Fado', de Mariza.
Em declarações à RTP3, Iris revelou que se apaixonou pelo fado quando, aos 13 anos, depois de um amigo português lhe enviado um DVD da Mariza, 'Concerto em Lisboa'. "Quando vi o vídeo decidi que um dia cantaria o fado", afirmou, acrescentando que hoje, o fado é a sua vida.
"Para mim, o fado é a minha vida. Tenho muitas emoções dentro de mim e o fado é a forma de as expressar. Quando estou feliz canto, quando estou triste canto, porque cura o meu coração", explicou.
Já Tiago, emigrou há 12 anos para os Países Baixos. No início, tocava, maioritariamente, jazz e música brasileira mas, após conhecer Iris, foi contagiado pela "encarnação" do fado na colega.
Pela vitória, a cantora e o guitarrista ganharam o prémio de 100 mil euros.
Veja a atuação da dupla, no passado domingo, que levou Iris e Tiago à vitória: