Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Holandesa ganha concurso de talentos a cantar fado de Camané (e não só)

Iris apaixonou-se pelo fado aos 13 anos. Hoje, a holandesa, sem qualquer ligação a Portugal, diz que o fado é a sua vida.

Holandesa ganha concurso de talentos a cantar fado de Camané (e não só)
Notícias ao Minuto

20:15 - 21/08/20 por Notícias ao Minuto

País Fado

A cantora holandesa Iris Feijen venceu um concurso de talentos no seu país, intitulado 'We Want More' (Queremos mais, em tradução livre), a cantar fado. Apesar de não ter qualquer ligação a Portugal, a interprete concorreu, juntamente com o guitarrista português Tiago Lageira, cantando vários fados ao longo das eliminatórias.

E no passado domingo, a dupla venceu o concurso com o fado 'Sei de um Rio', de Camané, tendo anteriormente interpretado a canção 'Meu Amor Marinheiro', de Carminho, e o 'Meu Fado', de Mariza.

Em declarações à RTP3, Iris revelou que se apaixonou pelo fado quando, aos 13 anos, depois de um amigo português lhe enviado um DVD da Mariza, 'Concerto em Lisboa'. "Quando vi o vídeo decidi que um dia cantaria o fado", afirmou, acrescentando que hoje, o fado é a sua vida. 

"Para mim, o fado é a minha vida. Tenho muitas emoções dentro de mim e o fado é a forma de as expressar. Quando estou feliz canto, quando estou triste canto, porque cura o meu coração", explicou. 

Já Tiago, emigrou há 12 anos para os Países Baixos. No início, tocava, maioritariamente, jazz e música brasileira mas, após conhecer Iris, foi contagiado pela "encarnação" do fado na colega. 

Pela vitória, a cantora e o guitarrista ganharam o prémio de 100 mil euros. 

Veja a atuação da dupla, no passado domingo, que levou Iris e Tiago à vitória: 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório