Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Praia fluvial Bostelim reabre em Vila de Rei após obras de requalificação

A praia fluvial do Bostelim, em Vila de Rei, única Bandeira Azul do distrito de Castelo Branco, reabre ao público na segunda-feira, depois de obras de requalificação para reparar os estragos provocados em dezembro pela tempestade Elsa.

Praia fluvial Bostelim reabre em Vila de Rei após obras de requalificação
Notícias ao Minuto

15:53 - 20/08/20 por Lusa

País Vila de Rei

"Era importante para Vila de Rei e para a forte procura turística das nossas praias fluviais que a zona de lazer do Bostelim abrisse ao público ainda este ano e assim irá suceder na segunda-feira, depois de um investimento significativo por parte do município em duas das praias mais importantes do concelho, a do Penedo Furado e a do Bostelim, na ordem dos 400 mil euros, na sequência dos estragos provocados o ano passado pela tempestade Elsa", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Segundo Ricardo Aires, "os estragos foram muito avultados e as obras complexas", tendo sido recuperadas as praias e a sua envolvência, os passadiços e percursos pedestres e os muros de suporte, regularizadas as vias de acesso e de terrenos contíguos e reconstruídos os parques infantis, as casas de banho públicas, as esplanadas, o bar de apoio e todo o seu equipamento ao nível de cozinha, bar e outros.

No total, e "sem poder estar à espera do apoio do governo, que ainda não chegou", a autarquia investiu cerca de 230 mil euros na praia fluvial do Penedo Furado, que reabriu no dia 03 de julho, e 170 mil euros na praia fluvial do Bostelim, que reabrirá na segunda-feira e estará em funcionamento até ao final da época balnear, no dia 15 de setembro.

"Estas ofertas turísticas são muito importantes para o concelho e nós não podíamos estar à espera de eventuais apoios governamentais", notou Ricardo Aires.

"Tivemos de optar e decidimos fazer uma revisão do orçamento municipal para responder a estes estragos provocados pela tempestade e deixar de fazer outras obras, que passaram assim para segundo plano, sem descurar o apoio às pessoas, que esses mantiveram-se e até foram reforçados", notou.

O autarca disse, no entanto, ainda "acreditar que o governo cumpra aquilo que disse e que vai ajudar, porque na região do Médio Tejo não é só Vila de Rei afetado, foram muitos concelhos e alguns com prejuízos muito superiores".

A Praia Fluvial do Bostelim é um dos principais espaços balneares do concelho de Vila de Rei, tendo sido distinguida com a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível nos últimos cinco anos, juntando-lhe, em 2020, a distinção de Praia Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus.

Na segunda-feira também irá reabrir ao público o Parque de Campismo Rural do Bostelim, mas apenas como apoio a caravanas e autocaravanas, uma vez que o campismo é proibido naquele local devido à pandemia de covid-19, deu conta a autarquia.

O mau tempo em dezembro do ano passado causou prejuízos de 6,7 milhões de euros (ME) em 10 concelhos do Médio Tejo, anunciou em janeiro a Comunidade Intermunicipal (CIMT), que espera do Governo apoios específicos para os estragos em infraestruturas.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre os dias 18 e 20 de dezembro, a que se juntou no dia 21 a depressão Fabien, provocou três mortos e deixou 144 pessoas desalojadas e outras 352 deslocadas por precaução.

Na altura, registaram-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores, em especial na região Centro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório