Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

GNR detém homem com 39 pintassilgos em Santarém

Suspeito foi detido pelo crime de caça ilegal.

GNR detém homem com 39 pintassilgos em Santarém
Notícias ao Minuto

22:35 - 18/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Pintassilgos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, esta terça-feira, um homem, de 60 anos, pelo crime de caça ilegal e captura de pintassilgos, na freguesia da Casével, concelho de Santarém.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR explica que o suspeito foi apanhado durante uma ação de patrulhamento em área florestal direcionada para a fiscalização da atividade de caça.

O homem foi detetado numa zona de cultivo de cereais, a caçar pintassilgos, uma espécie não cinegética, utilizando redes, canas, chamarizes e gaiolas.

O suspeito foi de imediato detido e os 39 pintassilgos, dos quais quatro estavam a ser utilizados como chamarizes, foram devolvidos ao seu habitar natural.

De acordo com a GNR, o valor de cada um destes pássaros, no mercado paralelo, pode chegar aos 40 euros.

Além dos pintassilgos foram apreendidos três chamarizes eletrónicos, um martelo, 22 pregos, uma rede de tombo com cerca de três metros quadrados, uma corda de 50 metros, um par de luvas, três estacas de madeira, um banco de sentar, um frasco de repelente de insetos, um saco de transporte, dois sacos de braçadeiras de plástico.

O detido foi, entretanto, constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Santarém.

Esta ação contou com o reforço de uma Equipa de Proteção Florestal do Destacamento da Territorial de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório