Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Geopark Naturtejo recebe revalidação da UNESCO e mantém estatuto mundial

O Geopark Naturtejo recebeu o certificado de revalidação do seu estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO e tem já cerca de 40 parceiros no concelho de Idanha-a-Nova, foi hoje anunciado.

Geopark Naturtejo recebe revalidação da UNESCO e mantém estatuto mundial
Notícias ao Minuto

14:33 - 18/08/20 por Lusa

País Idanha-a-Nova

"O Geopark Naturtejo acaba de receber o certificado de revalidação do seu estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO, após avaliação muito positiva do trabalho desenvolvido", explica, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

Este município do distrito de Castelo Branco, um dos concelhos que faz parte deste território, "congratula-se por mais este reconhecimento da UNESCO para as políticas de desenvolvimento aplicadas na região, para os projetos de valorização do património geológico e para a atividade dos municípios e empresas locais".

A Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network), estabelecida em 2004, através de uma parceria entre a UNESCO e a União Internacional de Ciências Geológicas, tem como objetivo distinguir áreas naturais com elevado valor geológico, nas quais esteja em prática uma estratégia de desenvolvimento sustentado baseado, não só na geologia, mas também em outros valores naturais ou humanos.

O Geopark Naturtejo já tem cerca de 40 parceiros no concelho de Idanha-a-Nova e na estratégia deste Geoparque Mundial da UNESCO este município assume-se como destino ideal para quem gosta de natureza e para usufruir do património histórico-cultural.

"Cada vez mais empresas locais aderem à estratégia do geoparque para a valorização geográfica dos seus produtos e serviços. Assim, os geoprodutos idanhenses, inspirados pela geodiversidade do Geopark Naturtejo, vão desde os produtos regionais ao vinho, pão, bolos, carne biológica, cosmética, ervas aromáticas, entre outros", lê-se na nota.

Contam-se ainda, entre os parceiros do Geopark Naturtejo, 16 unidades de alojamento e nove restaurantes parceiros que garantem uma oferta gastronómica de qualidade por todo o concelho de Idanha-a-Nova, com pratos tradicionais e diversificados que potenciam os melhores sabores da região.

Entre os parceiros do Geopark Naturtejo, incluem-se ainda empresas de animação turística.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO, inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório