Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Câmara do Funchal gasta mais 34 mil euros nas obras do teatro municipal

A Câmara do Funchal decidiu aumentar o investimento na reabilitação alargada do Teatro Municipal Baltazar Dias, inicialmente estimado em 130 mil euros, gastando mais 34 mil euros em intervenções não previstas, informou hoje a autarquia.

Câmara do Funchal gasta mais 34 mil euros nas obras do teatro municipal
Notícias ao Minuto

14:04 - 18/08/20 por Lusa

País Autarquias

Fonte do município explicou à agência Lusa que foi feito "um acréscimo de 34 mil euros ao valor previsto, ascendendo agora o custo total a 164 mil euros, porque havia aspetos que não estavam contemplados inicialmente".

A intervenção estava prevista para decorrer este ano, mas "foi antecipada", com início em maio "devido à crise de saúde pública", e realizou-se durante os meses de verão, estando já em fase de conclusão, salienta o município, numa nota divulgada na região.

O vereador responsável pelo pelouro dos Edifícios e Equipamentos da Câmara do Funchal, Rúben Abreu, visitou hoje as obras em curso e salientou que "a atual intervenção visa recuperar toda a estrutura em madeira que circunda a fachada do edifício [do teatro da cidade]", incluindo o projeto ações ao nível da cobertura e fachadas, além da recuperação dos soalhos.

"Os prédios antigos da cidade [Funchal] são formados por muitos elementos em madeira que, com o passar dos anos, tendem a degradar-se", salientou o vereador da autarquia madeirense, citado na mesma nota.

O projeto passou por intervenções ao nível das caixilharias que compõe as janelas e por "tratar e envernizar o pavimento em soalho do Salão Nobre e da Sala de Espelhos, espaços que servem para a realização de exposições, lançamento de livros, ensaios de dança, canto e teatro, entre outros", indicou.

Rúben Abreu sublinhou que, no âmbito da "aposta na difusão da cultura na cidade" do atual executivo da Câmara do Funchal, governada pela coligação Confiança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!), estão a ser realizados "todos os investimentos que se justificam para que o Teatro Baltazar Dias possa iniciar a sua nova temporada artística com todas as condições de usufruto e segurança, garantindo a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, dos artistas e do público".

"O que fizemos foi aproveitar a paragem a que todos fomos forçados para nos dedicarmos a recuperar este espaço, que a partir de setembro irá apresentar-se de cara lavada, reassumindo o seu estatuto central no panorama cultural da Região", destacou o vereador.

O município do Funchal detém a responsabilidade por aquele espaço, o principal teatro da região, construído nos finais do século XIX e com uma traça com base no modelo italiano, inspirado no de São Carlos, em Lisboa, e no La Scala, em Milão, Itália.

"As obras estão a decorrer a bom ritmo e no arranque da próxima temporada artística teremos renovadas condições de utilização em praticamente todos os espaços deste edifício icónico, incluindo a plateia, o palco e a teia da sala, que também poderá acolher, como já aconteceu no passado, várias iniciativas culturais, além dos espaços que já foram referidos", complementou o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório