Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Incêndios: 14 concelhos de quatro distritos em risco máximo

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios: 14 concelhos de quatro distritos em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:46 - 02/07/20 por Lusa

País Incêndios

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Alcoutim, Tavira, Castro Marim (Faro), Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao início da próxima semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral e até final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro e pequena descida de temperatura, em especial no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (Guarda, Viseu e Vila Real) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Aveiro) e os 34 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório