Foi apenas quatro horas depois de um choro incessante que a vizinha do 4.º andar do número 145 da Praça da Corujeira, no Porto, decidiu chamar a polícia. No apartamento abaixo do seu, Leo, uma criança de 3 anos, chorava pela mãe desde a meia-noite. Incomodada com a situação, a vizinha decidiu descer a escada para ver o que se passava.
A criança estava sozinha em casa, vestida apenas com as calças de pijama. A vizinha alertou a polícia e gerou-se, então, o pânico com um agente, e mais tarde os bombeiros, a tentarem arrombar a porta do apartamento, mas sem sucesso. Os sapadores acabaram por ter que subir ao apartamento da vizinha e descer pela varanda para conseguir resgatar o menino, conta o Jornal de Notícias.
A criança vivia com a mãe, uma jovem de 20 anos que está a atravessar um divórcio litigioso do pai do menino, e com a avó Alice. Os motivos que levaram a mãe a deixar o filho sozinho em casa ainda estão por apurar, mas até lá a criança está entregue aos serviços sociais.
O caso já foi reportado à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e ao Ministério Público, cabendo ao Tribunal decidir o que fazer.
O crime de abandono é punível com pena de prisão de dois a cinco anos.