Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Recurso de autarca de Castelo Branco no TC aguarda decisão definitiva

O advogado do presidente da Câmara de Castelo Branco disse hoje que o recurso do autarca relativo à perda de mandato aguarda uma decisão definitiva do Tribunal Constitucional (TC), após um juiz conselheiro ter considerado que deve ser julgado improcedente.

Recurso de autarca de Castelo Branco no TC aguarda decisão definitiva
Notícias ao Minuto

23:28 - 22/06/20 por Lusa

País Advogado

Artur Marques explicou que houve uma "decisão sumária" proferida pelo juiz conselheiro relator, que considerou que o recurso apresentado pelo autarca de Castelo Branco, o socialista Luís Correia, deve ser "julgado improcedente", sendo que a deliberação final caberá a um coletivo de juízes conselheiros.

"Essa decisão não é definitiva. A decisão definitiva será proferida por um coletivo de conselheiros. Aguardaremos que seja proferida, com a expectativa de que reconheça que temos razão", adiantou Artur Marques.

Em causa, está o facto de entre 2014 e 2016, a Câmara de Castelo Branco ter assinado três contratos com uma empresa detida pelo pai do autarca, no valor global de cerca de 180 mil euros.

Após a assinatura do terceiro contrato, em 13 de abril de 2016, a empresa deixou de efetuar qualquer trabalho para a câmara, por decisão de Luís Correia.

O recurso da defesa do presidente da Câmara de Castelo Branco para o TC foi apresentado depois de o Supremo Tribunal Administrativo (STA) ter confirmado a perda de mandato do autarca.

Num acórdão do STA, datado de 02 de abril e consultado pela agência Lusa, os juízes negam provimento ao recurso interposto por Luís Correia, confirmando a perda de mandato decretada em primeira instância e confirmada pela segunda instância.

Na sequência desta decisão, o PSD de Castelo Branco acusou o presidente da Câmara de "obsessão pela manutenção do poder".

O autarca reagiu às acusações que lhe foram feitas pela oposição e sublinhou que não está "apegado ao poder".

"Tenho ainda trabalho a fazer com a equipa que me acompanha e tenho um compromisso a cumprir com todos os albicastrenses. Por tudo o que aqui expliquei, considero que irei até ao fim, à procura de justiça. Tenho este direito, que irei exercer, independentemente do eco que se levanta por algumas vozes contrárias", sublinhou o socialista numa conferência de imprensa realizada em maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório