Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Tem um trator? Atenção a estas dicas para conduzir em segurança

“O capotamento é a causa de morte de 2 em cada 3 acidentes com tratores”, revela a GNR.

Tem um trator? Atenção a estas dicas para conduzir em segurança
Notícias ao Minuto

08:19 - 22/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Trator

As máquinas e os tratores são responsáveis pela maioria dos acidentes de trabalho agrícola e florestal. Só em 2019, morreram em Portugal 57 pessoas, vítimas de acidentes que envolveram tratores agrícolas.

De forma a evitar tantos acidentes, a Guarda Nacional Republicana (GNR) partilhou, na sua página de Facebook, um conjunto de conselhos para conduzir estes veículos em segurança.

Na publicação, os militares começam por relembrar que o capotamento “é a causa de morte de 2 em cada 3 acidentes com tratores”.

Assim sendo, para conduzir em segurança e evitar acidentes com estas viaturas deve, por exemplo, fazer, regularmente a manutenção do trator. “O mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes”, lembra a GNR.

Além disso, as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, devem ser sempre utilizados pois “podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos”.

Os acessórios de iluminação e sinalização devem ser utilizados “de acordo com a lei” e os agricultores devem frequentar ações de formação teóricas e práticas para conhecer “os riscos da condução de tratores agrícolas”.

Por fim, a GNR destaca ainda a importância de não conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou em excesso de velocidade e de respeitar os “limites do trator”. “Não sobrecarregue, nem transporte passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso”, recordam os militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório