Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Lisboa já limpou estátua vandalizada de Padre António Vieira

A estátua de Padre António Vieira foi vandalizada esta quinta-feira.

Notícias ao Minuto

23:41 - 11/06/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Padre António Vieira

"Amara Municipal de Lisboa já procedeu à limpeza da estátua de Padre António Vieira", pode ler-se na página oficial de Facebook da autarquia. 

A estátua em questão foi alvo de um ato de vandalismo esta quinta-feira, após ter sido escrita, a vermelho, a palavra "descolonização". 

"Todos os atos de vandalismo contra o património coletivo da cidade são inadmissíveis", sublinha a autarquia. 

A profanação de estátuas e monumentos tem vindo a acontecer em diferentes países desde a morte do afro-americano George Floyd, às mãos da polícia norte-americana. 

PSP procura autores de vandalismo

Equipas de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) fizeram esta quinta-feira diligências na zona do Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde a estátua foi vandalizada.

Segundo fonte da Cometlis, depois do alerta da comunicação social, foram mobilizadas equipas de investigação criminal da PSP, que fizeram diligências no local "para recolher mais e melhores meios de prova" que possam levar à identificação dos autores.

Os danos em monumentos configuram crime público, disse o responsável da PSP de Lisboa, em declarações à Lusa, adiantando que o processo será agora reencaminhado ao Ministério Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório