Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estátua de Padre António Vieira vandalizada em Lisboa

Várias estátuas e monumentos estão a ser vandalizados em diferentes países desde a morte do afro-americano George Floyd.

Estátua de Padre António Vieira vandalizada em Lisboa
Notícias ao Minuto

22:44 - 11/06/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Floyd

A estátua do Padre António Vieira, erguida em 2017, foi vandalizada esta quinta-feira em Lisboa, confirmou o Cometlis de Lisboa ao Notícias ao Minuto. Na estátua pode ver-se a palavra "descolonização" pintada de vermelho.

O ato de vandalismo ocorre numa altura em que várias estátuas e monumentos, que representam o imperialismo e colonialismo, estão a ser vandalizadas ou derrubadas nos Estados Unidos. 

Estes atos começaram após a morte de George Floyd, que morreu às mãos da polícia norte-americana, dando origem a protestos contra o racismo e a violência policial. 

PSP procura autores de vandalismo

Equipas de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) fizeram esta quinta-feira diligências na zona do Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde a estátua foi vandalizada.

Segundo fonte da Cometlis, depois do alerta da comunicação social, foram mobilizadas equipas de investigação criminal da PSP, que fizeram diligências no local "para recolher mais e melhores meios de prova" que possam levar à identificação dos autores.

Os danos em monumentos configuram crime público, disse o responsável da PSP de Lisboa, em declarações à Lusa, adiantando que o processo será agora reencaminhado ao Ministério Público.

Entretanto, a Câmara Municipal de Lisboa já procedeu à limpeza da estátua.

Instalada no Largo Trindade Coelho, próximo da zona do Bairro Alto, a instalação da estatua do Padre António Vieira resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia, cuja sede se localiza naquele largo.

No dia da inauguração, a 22 de junho de 2017, o presidente da câmara, Fernando Medina, disse tratar-se de uma homenagem fundamental a "uma das maiores personalidades do pensamento" português até agora sem "a devida expressão de reconhecimento" na cidade.

Leia Também: Floyd: Manifestantes derrubam estátua de Jefferson Davis, na Virgínia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório