Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

MESA e Zero falam em "vitória" sobre a remoção do amianto nas escolas

O Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) e a Associação Ambientalista Zero manifestaram hoje o seu contentamento pelo Governo ter decidido avançar com a intervenção para remover o amianto em 700 escolas de todo o país.

MESA e Zero falam em "vitória" sobre a remoção do amianto nas escolas
Notícias ao Minuto

13:54 - 05/06/20 por Lusa

País Ambiente

MESA e Zero consideram "uma vitória" a intenção do primeiro-ministro, António Costa, em criar um programa para a remoção do amianto das escolas durante o período em que estarão encerradas ou com menor atividade letiva, mas alegam que os números são "muito superiores" aos avançados em 2019.

As duas associações querem garantir que "nenhuma escola fica de fora e que estabelecimentos prioritários são os primeiros a ser intervencionados".

"É necessário que se remova o amianto de todas os estabelecimentos escolares, sem exceção, e importa perceber se este número de 700 escolas anunciado ontem [quinta-feira] é realmente o universo de todas as escolas que ainda contêm amianto, uma vez que é um valor bastante superior ao anunciado em 2019", defende André Julião, coordenador do MESA.

Íria Roriz Madeira, membro da Zero, revela que "não é claro quantas escolas foram intervencionadas em 2019 e 2020" e que a lista de escolas do plano de intervenção tem de ser divulgada.

"Essa lista terá de ser o guião de intervenção por excelência e tem de ser pública por uma questão de seriedade e de transparência", refere a dirigente da Zero.

Apesar das várias ressalvas, MESA e Zero apontam como "positiva" esta medida do Governo e defendem que o programa agora anunciado foi "o resultado de mais de um ano de trabalho reivindicativo da sociedade civil".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório