Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

GNR está disponível para assegurar desinfeção das ambulâncias do INEM

O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, garantiu hoje que há "plena disponibilidade" da GNR para proceder à desinfeção das ambulâncias do INEM, salientando, no entanto, que a avaliação de risco deve ser feita pelas entidades responsáveis.

GNR está disponível para assegurar desinfeção das ambulâncias do INEM
Notícias ao Minuto

15:24 - 02/06/20 por Lusa

País Covid-19

O Jornal de Notícias avança na edição de hoje que as ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa, onde se concentra agora o surto de covid-19, não saíram na segunda-feira em serviço enquanto os profissionais não viram desinfetados os veículos.

Em causa está o encerramento das linhas de descontaminação de viaturas e fardas, após a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR ter deixado de fazer tal serviço.

Em declarações à margem da cerimónia de inauguração da Esquadra da PSP de Cedofeita, no Porto, Eduardo Cabrita adiantou que durante este período a Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu à desinfeção de mais de 3.000 ambulâncias do INEM, da Cruz Vermelha e de corporações de bombeiros, bem como de mais de uma centena de lares de idosos e creches, atividade que, garantiu, há disponibilidade para manter.

"Da parte da GNR há plena disponibilidade para manter essa atividade, agora naturalmente em articulação técnica com uma avaliação de risco que deve ser feita pelas entidades responsáveis pelas instalações, neste caso pelo INEM", afirmou hoje Eduardo Cabrita.

Ouvido pelo JN, o INEM explicou que quer que a desinfeção "volte à sua rotina habitual", feita pelos técnicos, assegurando que estes têm "todos os equipamentos e produtos necessários para cumprir aquela que é uma das suas funções: garantir a manutenção e prontidão das ambulâncias".

O ministro da Administração Interna foi ainda questionado sobre a decisão do INEM de colocar provisoriamente em Loures o helicóptero estacionado no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu, decisão que foi já repudiada pelo presidente da autarquia, António Almeida Henriques, que considera que "esta decisão maltrata, mais uma vez, os territórios do interior".

"Eu não tenho tutela do INEM, mas daquilo que sei, quer do contacto com a senhora ministra da Saúde, quer do contacto com a Câmara de Viseu, é que acham ambas o mesmo é que devem ser criadas as condições técnicas para o helicóptero continuar em Viseu", afirmou Eduardo Cabrita.

O INEM anunciou na segunda-feira, através de um comunicado, que o helicóptero atualmente posicionado em Viseu irá ser "relocalizado temporariamente no heliporto de Salemas, em Loures, de forma a manter a operacionalidade deste meio aéreo e sempre no cumprimento estrito de todos os requisitos e normas aplicáveis à operação aeronáutica".

Segundo o INEM, o helicóptero vai operar a partir de Salemas até que seja implementada uma solução definitiva que permita a certificação do heliporto de Santa Comba Dão como base permanente.

O INEM avança que esta solução está a ser trabalhada entre as entidades responsáveis, tendo sido garantido ao instituto que a criação das condições necessárias para a certificação do heliporto irá acontecer num curto espaço de tempo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório