Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, anunciou, esta segunda-feira, que assinou um despacho que suspende a venda de bebidas alcoólicas entre as 20h00 e as 8h00 nos postos de combustível do município.
Segundo um texto divulgado pelo autarca nas redes sociais, a medida tem como objetivo evitar que se criem aglomerados de pessoas nos postos de gasolina, sobretudo, "após o encerramento às 23h00 de bares e cafés nas proximidades".
No despacho publicado, é referido que o ajuntamento de pessoas em postos de abastecimento para a "procura e consumo" de bebidas à noite tem sido uma tendência identificada na vila de Cascais, nos últimos dias.
Por consequência tem-se verificado grupos de pessoas juntas "para além do número permitido" (ajuntamentos de mais de 10 pessoas), maioritariamente, "jovens" e tem-se registado "desacatos" devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas também nestes locais.
Para garantir que todas as medidas de segurança são respeitadas e não decorrem riscos para a saúde pública, a autarquia decidiu, assim, proibir a venda destas bebidas entre as 20h00 e as 8h00.
Ainda segundo o despacho, o desrespeito por esta norma "poderá desencadear o encerramento temporário do estabelecimento em causa e demais consequências legais, com a cooperação das autoridades públicas competentes".