Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Processos de autorização de residência são agora mais simples

Com este novo procedimento o SEF prevê que os tempos de atendimento ao balcão passem dos 40 para os 15 minutos.

Processos de autorização de residência são agora mais simples
Notícias ao Minuto

10:09 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

País SEF

A partir desta terça-feira, dia 26 de maio, os procedimentos dos processos de autorização de residência, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) , são mais simples.

De acordo com um despacho publicado hoje, a partir de agora, para decisão dos pedidos pendentes de renovação de autorizações de residência, o cidadão não necessitará, sequer, de deslocar-se a um balcão de atendimento, bastando, para tal, fazer o pedido no Portal do SEF.

Posteriormente, o Serviço fará todas as consultas de segurança para confirmar a idoneidade do requerente, bem como as consultas às bases de dados necessárias para aferir do cumprimento, pelo requerente, das suas obrigações fiscais e perante a segurança social. Depois de pagas as taxas, o cidadão receberá a Autorização de Residência na sua morada fiscal.

No que diz respeito aos pedidos de concessão de autorização de residência com dispensa de visto previstos no n.º 2 do artigo 88.º e no n.º 2 do artigo 89.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, na sua redação atual, o cidadãos não necessitará de submeter-se a nova prova documental, bastando para o efeito os documentos apresentados conjuntamente com o pedido de dispensa de visto (manifestação de interesse), independentemente do seu prazo de validade, desde que válidos na data da apresentação.

Em todas as situações, as consultas às bases de dados previstas no presente despacho serão realizadas por via de soluções automáticas que visam a interoperabilidade entre sistemas informáticos através da Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública.

De referir, ainda, que ficam isentos do pagamento de taxas os títulos a emitir na sequência de decisões dos pedidos que se enquadrem no âmbito do presente despacho e que respeitem a menores.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o SEF explica que o despacho publicado hoje (nº 5793-A/2020) pela Presidência do Conselho de Ministros, Administração Interna, Modernização do Estado e da Administração Pública e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “prevê mitigar as consequências que resultaram da situação de emergência sanitária, adotando medidas excecionais e temporárias que permitem uma recuperação das pendências e um ganho de eficiência na gestão documental de cidadãos estrangeiros, competência reservada do SEF”.

Este novo procedimento dos pedidos de concessão e renovação de autorizações de residência vai permitir reduzir os tempos de atendimento nos balcões para cerca de 250 mil cidadãos estrangeiros. SEF prevê mesmo que os tempos de atendimento ao balcão passem dos 40 para os 15 minutos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório