Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PSP de Ovar prepara saída de quartel com 50 anos para novo espaço

O comando distrital de Aveiro da PSP disse hoje estar a preparar a mudança do corpo de 58 agentes da esquadra de Ovar para novas instalações, considerando que o espaço mantém o formato de 1970, desajustado à atualidade.

PSP de Ovar prepara saída de quartel com 50 anos para novo espaço
Notícias ao Minuto

11:23 - 25/05/20 por Lusa

País PSP

Segundo explicou à Lusa a superintendente Virgínia Cruz, estão já em andamento os procedimentos burocráticos para concretizar o recente acordo entre a PSP e a Câmara de Ovar, que disponibilizou para novo quartel o antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Recordando que a esquadra de Ovar foi inaugurada a 15 de fevereiro de 1970 e estava então preparada para acomodar apenas 37 pessoas, a comandante da PSP distrital observou: "Hoje temos 58 agentes efetivos e o espaço não aumentou".

Virgínia Cruz notou ainda que, mesmo há 50 anos, o edifício ocupado pela PSP não satisfazia as necessidades específicas de uma força policial, uma vez que o imóvel não fora construído de raiz para esse efeito e tinha resultado apenas de uma adaptação, sendo que, nas décadas seguintes, foi sofrendo "algumas intervenções pontuais, mas não estruturais".

É nessa perspetiva que a comandante garante agora: "Atualmente, o edifício não está adaptado às necessidades policiais e não consegue criar condições adequadas de trabalho e conforto nem para os profissionais, nem para a população que serve e que ali se desloca".

Se a autarquia local "já manifestou quer institucional, quer publicamente a vontade de ceder" à PSP a antiga sede dos serviços de águas, é porque essa força de segurança também já aprovou a escolha.

"No que à PSP compete avaliar, a localização é bastante melhor. Tem melhores acessibilidades quer para os profissionais, quer para o cidadão que se desloca à esquadra. Permitirá alojar com condições de dignidade todo o efetivo e terá valências policiais que caracterizam uma esquadra complexa, como as de trânsito, investigação, intervenção rápida, fiscalização e patrulha", afirmou Virgínia Cruz.

Quanto ao protocolo que permitirá concretizar a mudança, já foi analisado em reunião de Câmara, tendo sido aprovado por unanimidade, sendo que a vereação PS considera que a cedência de um segundo edifício municipal para esquadra da PSP é oportuna, na expectativa de que o Governo avance "com o financiamento das obras de adaptação".

O executivo PSD informa, por sua vez, que, mediante um "contrato interadministrativo a celebrar entre a edilidade, o Ministério da Administração Interna e a PSP", a autarquia está preparada para também assegurar "a elaboração do projeto de construção" do novo quartel. Tal como o PS, confia que o investimento na empreitada "será posteriormente reembolsado pelo Ministério da Administração Interna".

Previsões relativas ao calendário da obra ainda não há, mas Virgínia Cruz referiu que "todas as entidades estão empenhadas para que se concretize no mais curto espaço de tempo possível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório