Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sérgio Godinho canta 'Liberdade' para homenagear 25 de Abril. Oiça

Artista recorda quando, há 46 anos, regressou ao país, depois de nove anos de "ausência forçada" e "encontrou um Portugal novo".

Sérgio Godinho canta 'Liberdade' para homenagear 25 de Abril. Oiça
Notícias ao Minuto

21:55 - 24/04/20 por Notícias Ao Minuto

País 25 de Abril

Sérgio Godinho prestou homenagem ao 25 de Abril, que se assinala este sábado, através de um vídeo publicado nas redes sociais e no qual toca "um cheirinho" da canção intitulada 'Liberdade'. 

"O 25 de Abril é para sempre uma data charneira da História de Portugal. Nesse dia, com as armas da liberdade, nasceu um Portugal democrático. Democracia sempre imperfeita, é certo, mas uma democracia", começou por dizer o artista, citando Sophia de Mello Breyner para resumir "aquele dia": 

"Esta é a madrugada que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio, e livres habitamos a substância do tempo". 

Esse "dia inicial", recordou Sérgio Godinho, foi há 46 anos, quando regressou "depois de nove anos de ausência forçada" e encontrou "um Portugal novo". "Todos os anos o tenho festejado da melhor maneira que sei: cantando", diz o artista. Este ano "estamos forçadamente uns longe dos outros, mas não deixamos de estar juntos nessa vontade de partilha, nesse abraço virtual que um dia se há-de tornar real". 

Veja abaixo o vídeo das palavras e do "cheirinho" da 'Liberdade'. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório