O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) produziu dois vídeos em Língua Gestual Portuguesa para explicar aos cidadãos surdos alguns conselhos sobre o que fazer durante a pandemia.
Em um dos vídeos, que pode ver na galeria acima, são explicadas quais a regras que devem ser adotadas para evitar o contágio, nomeadamente, as relacionadas com etiqueta respiratória e isolamento social. É ainda explicado o que fazer perante o surgimento de sinais e sintomas compatíveis com Covid-19.
No outro, feito em colaboração com o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção de Crise do INEM, são evidenciadas algumas das reações emocionais que podem surgir fruto de eventuais medidas de isolamento ou quarentena.
O INEM refere que, atendendo às condicionantes que o socorro no contexto da Covid-19 implica, "tais como uso de equipamento de proteção individual", que dificulta a comunicação no terreno com os cidadão surdos, se encontra a implementar medidas que possibilitem às equipas no terreno melhorar a comunicação com estes cidadãos.
De acordo com o último boletim, Portugal regista 629 mortes devido à Covid-19 e 18.841 infetados.