Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Eurodeputado aplaude António Costa e pede que Itália siga o exemplo

Pietro Bartolo, eurodeputado mas também médico de profissão, elogiou o comportamento do primeiro-ministro português no que diz respeito ao fenómeno da imigração.

Eurodeputado aplaude António Costa e pede que Itália siga o exemplo

No decorrer dos últimos anos, milhares de imigrantes chegaram a solo italiano, nomeadamente do norte de África.

E, apesar da pandemia que se combate à escala global, muitos são ainda os que arriscam a vida, atravessando o mar Mediterrâneo em condições quase desumanas, à procura de um futuro um pouco mais risonho.

Pietro Bartolo, eurodeputado, mas também médico de profissão, reconheceu, em declarações reproduzidas pelo diário italiano Il Giornale, que "o surto do novo coronavírus poderá traduzir-se numa soberana oportunidade para se começar a gerir corretamente o fenómeno da imigração, regularizando todos os estrangeiros que chegaram ao país, sem discriminar ninguém no acesso à assistência médica".

O responsável da saúde, procedente de Lampedusa, pediu ainda ao seu país para seguir o exemplo do primeiro-ministro português, António Costa.

"Ele fez bem em regularizar todos os imigrantes, dando a oportunidade a qualquer um de ter acesso ao Serviço Nacional de Saúde e, portanto, a possibilidade de rastrear e monitorizar os portadores de Covid-19", explica Bartolo, lamentando que Itália não siga as minhas pisadas.

"Estamos incapazes de conseguir gerir este fenómeno da imigração", apesar de "este ser o momento exato para o fazer correctamente", rematou o eurodeputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório