Autoridades começam a fiscalizar acessos e condições de praias algarvias

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Autoridade Marítima Nacional começam hoje a fiscalizar no Algarve o acesso às praias e o cumprimento do serviço público pelos concessionários, confirmou a ministra do Ambiente e da Energia.

Albufeira, Algarve, praia

© Tesson/Andia/Universal Images Group via Getty Images

Lusa
05/08/2025 15:22 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Praia

uma fiscalização normal, como foi feita entre Troia e Melides [no litoral alentejano]. Neste caso, vai ser na costa algarvia. Vão começar no sotavento: Monte Gordo, Praia Verde", disse Maria da Graça Carvalho, ao ser questionada sobre o tema durante uma conferência de imprensa, em Lisboa, sobre programas de sustentabilidade.

 

A governante acrescentou que, no caso do Algarve, as queixas estão relacionadas sobretudo "com as condições de acesso" a sanitários e balneários e não tanto com restrições no acesso às praias.

A 29 de julho, Maria da Graça Carvalho tinha já anunciado para esta semana o início da fiscalização no Algarve, apontando para o início de setembro a apresentação dos resultados.

A informação de que a fiscalização nas praias do Algarve começa hoje foi avançada inicialmente pela ministra em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF.

No âmbito de uma ação semelhante entre Troia e Melides, no distrito de Setúbal, as autoridades encontraram oito praias com acesso sem restrições, duas com acesso controlado, oito com acesso condicionado e uma com acesso interdito.

As restantes três praias não tinham condições para ter infraestruturas, segundo explicou na altura fonte da APA.

Nessas praias, a tutela pretende que os operadores coloquem placas a informar a existência de acesso pedonal e colaborem na concretização de projetos para a disponibilização de estacionamento e acessos livres de condicionalismos.

Leia Também: Marinha desativa engenho explosivo na Praia da Comporta. Eis o momento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas