Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Hospital Pedro Hispano constrói Unidade de Cuidados Intensivos em 20 dias

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) vai construir no Hospital Pedro Hispano uma nova Unidade de Cuidados Intensivos com 11 quartos em 20 dias, para responder à "pressão" crescente causada pela pandemia covid-19, revelou hoje fonte desta instituição.

Hospital Pedro Hispano constrói Unidade de Cuidados Intensivos em 20 dias
Notícias ao Minuto

19:40 - 31/03/20 por Lusa

País Coronavírus

Segundo a ULSM, o projeto está orçado em cerca de 700 mil euros, verba suportada por mecenas, entre os quais a Câmara Municipal de Matosinhos e empresas locais, refere informação enviada à agência Lusa.

"O objetivo é criar condições de tratamento efetivo de doentes e de segurança para os profissionais, assumindo que esta nova ala faz parte de um plano integrado de resposta local e regional que nos permite receber muitos doentes, mas de modo a garantirmos as condições de tratamento adequadas", acrescenta o presidente do conselho de administração da ULSM, Taveira Gomes.

O responsável aponta que o país "está agora numa fase em que a pressão de tratamento de doentes críticos é crescente", uma realidade que acontece "na ULSM como em toda rede de medicina intensiva", razão pela qual foi decidido avançar com este projeto.

A nova Unidade de Cuidados Intensivos terá acesso ao atual Serviço de Medicina Intensiva e ficará instalada no espaço relvado junto à entrada de pessoal do Hospital Pedro Hispano, começando a ser construída "nos próximos dias".

A nova ala terá 11 quartos com pressão negativa, sendo objetivo "aumentar a capacidade de ajudar mais doentes e elevar a segurança dos profissionais".

"Aqui, como noutras áreas, o esforço tem sido muito elevado. A medicina intensiva, com a excelente colaboração da UCIP [Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente] e do Departamento de Anestesiologia, fica assim mais capacitada para responder a uma procura que se antevê muito elevada", concluiu Taveira Gomes.

Já numa nota enviada à Lusa, uma das empresas responsáveis, a Ventura + Partners, pelo projeto conta que o projeto assenta numa construção em 'cross laminated timber' (madeira laminada cruzada), sobre a qual assentará uma estrutura revestida a policarbonato, com uma impressão em vinil autocolante.

A empresa conta que "está a avançar com um projeto de ampliação do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos", sendo "objetivo é ajudar o Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia COVID-19, aumentando a capacidade de internamento de pacientes infetados".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório