Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Governo quer mais entidades privadas a investirem em Cultura

O Governo vai apoiar a criação de uma "plataforma inédita" para que empresas e entidades públicas e privadas façam um "investimento direto e imediato" em projetos artísticos, disse hoje à Lusa a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Governo quer mais entidades privadas a investirem em Cultura
Notícias ao Minuto

14:51 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Este é um tempo que pode ser muito transformador na forma como o país se relaciona com a Cultura e com as Artes", reconheceu Graça Fonseca, a propósito do estado de emergência imposto por causa da pandemia da doença Covid-19, e que levou ao abrandamento ou paralisação de atividade de vários setores económicos, incluindo a Cultura.

Segundo Graça Fonseca, esta semana deverá ser anunciada a criação de uma plataforma inédita, "social e de empresas", "que pretende ligar entidades e artistas resultando num investimento direto e imediato de empresas públicas e privadas em projetos artísticos futuros".

"Queremos estruturar e remunerar este movimento de artistas que nos têm estado a oferecer música, teatro, animação, mas de uma forma voluntária e não remunerada", através de atuações na Internet, disse.

Sem adiantar os moldes em que essa plataforma será estabelecida, Graça Fonseca referiu que já há parceiros identificados para participar neste "movimento conjunto" e que poderá envolver, por exemplo, "canais digitais ou através mesmo de um canal de sinal aberto na plataforma TV".

"É transformar a relação que as entidades privadas têm com a criação e os criadores. Não é numa lógica nem de subsídio nem de mecenato", disse. É potenciar aquilo que algumas empresas já fazem, nomeadamente associando-se a eventos, como festivais de música, ou adquirindo obras de arte contemporânea.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 15.100.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório