Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Movimento angaria fundos para comprar ventiladores para os Açores

O movimento 'Todos pelos Açores' está a angariar fundos para comprar material médico para a região face à pandemia de Covid-19, tendo já recolhido mais de cinco mil euros para a aquisição de ventiladores, disse hoje a organização.

Movimento angaria fundos para comprar ventiladores para os Açores
Notícias ao Minuto

16:38 - 19/03/20 por Lusa

País Coronavírus

"A primeira necessidade são oito ventiladores. Os oito ventiladores já estão encomendados, já saíram de Espanha, contamos recebê-los na próxima semana e serão distribuídos conforme as necessidades dos três hospitais", avançou à agência Lusa um dos organizadores do movimento, João Almeida.

A encomenda dos ventiladores foi assegurada pela empresa Farmaçor, mas João Almeida frisou que os equipamentos "ainda não estão completamente pagos", pelo que o movimento vai contactar várias entidades face ao momento de "urgência".

"Queremos divulgar o projeto, vamos contactar as empresas, vamos contactar a diáspora, vamos fazer contactos diretos com empresários, vamos a todo o lado. O momento é de urgência", destacou.

A aquisição dos ventiladores insere-se na primeira fase das iniciativas do movimento, que irá também recolher fundos para a compra de outros equipamentos hospitalares.

"Após esta primeira fase, nós já temos a listagem oficial das necessidades emergentes das unidades de saúde e dos três hospitais, bem como do Serviço Regional de Proteção Civil, tanto material hospitalar - como monitores de sinais vitais - como de proteção individual", assinalou.

O movimento encontra-se em "contacto direto" com a Secretaria Regional da Saúde e criou uma "rede de contactos" com vários profissionais de saúde para "validar" os materiais que pretendem adquirir.

O 'Todos pelos Açores' é liderado por João Almeida, André Delmar e Duarte Viveiros, este último médico no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

"Este movimento nasceu do Duarte Viveiros, médico no Hospital Divino Espírito Santo, tendo em conta a perceção no local das necessidades reais do Serviço Regional de Saúde e a preocupação, tanto com a população como pelos profissionais de saúde, devido ao que aí vêm", frisou João Almeida.

Qualquer pessoa pode participar na angariação de fundos através da página Ventiladores para os Açores.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, a Espanha, com 767 mortes (17.147 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que existe um caso positivo de Covid-19 na ilha do Faial, o terceiro registado na região, depois de um caso na ilha Terceira e outro na ilha de São Jorge.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório