Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Fronteiras encerradas até dia 15. Conheça os nove pontos de passagem

As fronteiras entre Portugal e Espanha estão fechadas e apenas é possível passar em nove pontos controlados. Saiba quais são.

Fronteiras encerradas até dia 15. Conheça os nove pontos de passagem

A fronteira entre Portugal e Espanha está fechada a turismo e lazer até dia 15 de abril. A decisão foi tornada pública esta segunda-feira pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e surge no âmbito do controlo da propagação da pandemia de Covid-19 que já matou mais de sete mil pessoas. 

Há apenas quatro pontos em que é possível passar para o país vizinho. A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou-os e explica quem está autorizado a cruzar a fronteira. 

"Na sequência da pandemia de COVID-19 e, para segurança de todos, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha fecham a partir das 23h00 horas desta segunda-feira até ao dia 15 de abril", começa por explicar a força de segurança numa publicação colocada no Facebook

Ficam disponíveis nove pontos de passagem autorizados, designadamente:

  1.  Valença (Viana do Castelo) - Tuy;
  2. Vila Verde da Raia (Chaves) - Verín;
  3. Quintanilha (Bragança) - San Vitero;
  4. Vilar Formoso (Guarda) - Fuentes de Oñoro;
  5. Termas de Monfortinho (Castelo Branco) - Cilleros;
  6.  Marvão (Portalegre) - Valência de Alcântara;
  7. Caia-Elvas (Portalegre) - Badajoz;
  8. Vila Verde de Ficalho (Beja) - Rosal de la Frontera;
  9. Vila Real de Santo António (Faro) - Ayamonte.

E quem está autorizado a atravessar a fronteira entre Portugal e Espanha? Só quem reúna uma destas quatro 'justificações': "Transporte internacional de mercadorias e transporte de trabalhadores transfronteiriço", "entrada de cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respetivos países", "saída dos cidadãos residentes noutro país" ou "cônjuges ou equiparados e familiares até ao 1.º grau na linha reta, a título excecional, para efeitos de reunião familiar".

É ainda importante ter em mente, informa a GNR, "que as embarcações de recreio não poderão atracar nas marinas portuguesas" e o "tráfego aéreo entre os dois países também será suspenso, bem como a ligação ferroviária e as duas ligações fluviais existentes - uma no Minho e outra no Algarve".

Leia aqui a declaração da República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre a gestão de fronteiras por motivos de saúde pública no âmbito da pandemia da Covid-19. 

Fique ainda com o mapa que mostra os nove pontos de fronteira controlados: 

Leia Também: Restrições na fronteira de Vilar Formoso, fechada desde as 23h00

Recomendados para si

;
Campo obrigatório