Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Santos Silva elogia relações com Espanha desde transição democrática

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, salientou hoje em Madrid a boa sintonia das relações com Espanha desde a transição democrática dos dois países nos anos 70, depois de anos de "costas voltadas".

Santos Silva elogia relações com Espanha desde transição democrática
Notícias ao Minuto

21:42 - 09/03/20 por Lusa

País Ministro dos Negócios Estrangeiros

"Durante a ditadura havia o princípio básico de estar de costas voltadas, mas isso mudou" desde a "transição democrática dos dois países nos anos 70", disse o responsável português num jantar organizado pela Câmara do Comércio Hispano-portuguesa, com a presença da responsável pela diplomacia espanhola, Arancha González Laya.

Santos Silva sublinhou o "processo paralelo" dos dois países ibéricos desde o fim das respetivas ditaduras, que incluiu não só a transição democrática como também o processo de integração na Comunidade Económica Europeia, com a adesão feita no mesmo dia, 01 de janeiro de 1986.

"Agora estamos a investir onde a Espanha investe e em muitos casos fazemo-lo em conjunto", declarou.

O ministro realçou ainda que à "cooperação bilateral" se junta também "uma convergência de interesses", que é muito importante para os dois países, mas também para a Europa.

"Portugal e Espanha sendo países europeus não são apenas europeus. São países europeus abertos ao mundo", disse Santos Silva, referindo a importância das relações dos dois países principalmente com os de África e com os da América Latina.

Por seu lado, a ministra espanhola, nas breves palavras que proferiu, destacou os problemas que se colocam às sociedades com o aparecimento da epidemia do novo coronavírus, pedindo a "resiliência" de todos para enfrentar o problema.

"A resiliência não é construída apenas pelos governos, mas também pelas empresas" e outras entidades, disse Arancha González Laya poucos minutos depois de se ter sabido que as autoridades da região espanhola de Madrid decretaram o encerramento, a partir de quarta-feira e durante 15 dias, de todas as creches, escolas e universidades, depois do número de contágios pelo novo coronavírus ter duplicado naquela comunidade.

O jantar na Câmara do Comércio estava previsto inicialmente para dar as boas vindas ao novo embaixador de Portugal em Madrid, João Mira-Gomes, e foi marcado numa altura em que não se previa ainda a visita de Santos Silva a Madrid.

Durante o dia, o ministro dos Negócios Estrangeiros teve reuniões de trabalho com a vice-presidente do Governo socialista espanhol, Carmen Calvo, assim como com a sua homóloga.

A meio do dia já tinham anunciado a realização da cimeira anual entre Portugal e Espanha na Guarda no verão para debater a estratégia de desenvolvimento das regiões adjacentes da fronteira comum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório