Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: NOVA de Lisboa suspende reuniões com mais de 50 pessoas

Suspender o ensino prático clínico da Medicina que leve alunos aos hospitais é outra das medidas de contingência tomadas pela Universidade NOVA de Lisboa para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Covid-19: NOVA de Lisboa suspende reuniões com mais de 50 pessoas
Notícias ao Minuto

15:52 - 09/03/20 por Melissa Lopes

País Coronavírus

A Universidade NOVA de Lisboa atualizou, esta segunda-feira, as medidas de contingência no combate ao Covid-19, numa altura em que se registam no país 31 casos de infeção pelo novo coronavírus.

"Sem alarmismos, o contributo individual, na observância das recomendações e medidas preventivas, é fundamental para a obtenção dos resultados pretendidos e para a superação deste desafio comunitário", sublinha a Universidade em comunicado, dando conta das medidas tomadas pela instituição, medidas essas que têm por base as orientações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral da Saúde.

Assim, a NOVA de Lisboa decidiu: Suspender reuniões científicas públicas com mais de 50 pessoas e com participantes provenientes do estrangeiro; suspender quaisquer eventos públicos não científicos no perímetro da Universidade; suspender o ensino prático clínico da Medicina que leve alunos aos hospitais; iniciar a substituição das aulas (teóricas e práticas), sempre que possível, por conteúdos e-learning e minimizar as viagens ao estrangeiro, que, caso tenham ocorrido para as zonas consideradas de risco, implicam quarentena social de 14 dias. 

Faz ainda parte do plano de contingência da NOVA "manter, por agora, o trabalho nos Laboratórios, usando e reforçando escrupulosamente as medidas de profilaxia explícitas no Plano de Contingência; reduzir o pessoal de apoio presente na Universidade e nas Unidades Orgânicas, promovendo o trabalho a partir de casa; eliminar o controlo biométrico; reduzir a frequência de pessoas em cantinas e residências ao mínimo possível, apelando aos alunos para que o façam.

Frisando estar "devidamente articulada com as autoridades de saúde, a NOVA assegura que "está atenta e vigilante ao evoluir da situação no país, avaliando os riscos em cada momento, atualizando regularmente a informação e adequando as medidas de resposta necessárias".

Em caso de sintomas deverá, ao invés de se deslocar ao hospital ou centro de saúde, ligar para a Linha Saúde 24 através do número: 808 24 24 24

O novo coronavírus, que teve o seu epicentro na província de Hubei, na China, e que já vitimou mais de 3.800 pessoas, atinge nesta altura outras partes do globo, sendo Itália um grande ponto de preocupação. De acordo com o último balanço das autoridades italianas, o covid-19 já causou a morte a, pelo menos, 366 pessoas, havendo neste país mais de 3.700 infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório