Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu antigo presidente da Junta de Monserrate, em Viana do Castelo

O antigo presidente da extinta Junta de Freguesia de Monserrate, da área urbana de Viana do Castelo, Edmar Oliveira, morreu hoje aos 78 anos, informou hoje o secretário da agora União de Freguesias da cidade.

Morreu antigo presidente da Junta de Monserrate, em Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

16:48 - 12/02/20 por Lusa

País Edmar Oliveira

Membro do PCP de Viana do Castelo, Edmar Oliveira foi presidente da Junta de Freguesia de Monserrate entre 12 de dezembro de 1982 e 14 de dezembro de 1997.

"O Edmar Oliveira é uma figura histórica de Viana do Castelo. Um autarca de referência na afirmação da CDU na capital do Alto Minho", disse hoje à Lusa António Basto.

Desde as primeiras eleições autárquicas em Portugal, a Junta de Monserrate não foi liderada pelos comunistas "entre 1979 e 1982 e 2005 e 2013", sendo que, "em 1976, venceu uma lista independente apoiada pelo PCP e MDP-CDE".

Nas autárquicas de 2013, e com a reorganização administrativa, a CDU reconquistou as três freguesias agrupadas em União, sendo liderada por José Ramos.

Além dos 15 anos de poder autárquico, Edmar Oliveira reformou-se como chefe de soldadura dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) onde começou como aprendiz aos 14 anos".

Segundo o secretário da União de Freguesias de Viana do Castelo, foi um "operário destacado", realçando a sua postura de "justeza e solidariedade durante o seu envolvimento no movimento sindical", tendo sido membro do sindicato dos metalúrgicos de Viana do Castelo.

"Nos tempos livres dedicava-se ao artesanato, fazendo os célebres cabeçudos. Quando se reformou passou a ser responsável pelos armazéns da Festas de Nossa Senhora da d'Agonia", destacou.

Em 2013, com a reforma administrativa do território, a antiga freguesia de Monserrate foi integrada na União de Freguesias de Viana do Castelo que juntou ainda Santa Maria Maior e Meadela.

Em termos populacionais, a União de Freguesias de Viana do Castelo representa "mais de um terço da população do concelho e tem mais habitantes do que oito dos dez concelhos do Alto Minho".

Inclui Santa Maria Maior, com 10.623 habitantes (Censos 2011), a maior freguesia de todo o distrito, entre dez concelhos, a freguesia de Meadela (9.777 habitantes), a segunda maior freguesia do distrito, e Monserrate (4.927 habitantes).

A fusão das três freguesias resultou num órgão responsável pela gestão de um território de 28,4 quilómetros quadrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório