Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

FNAM ataca OE2020. É "insuficiente" o reforço para o SNS

A Federação Nacional dos Médicos alega que o OE2020 é "muito pouco claro" quanto "às medidas de valorização dos seus recursos humanos, nomeadamente do trabalho médico".

FNAM ataca OE2020. É "insuficiente" o reforço para o SNS
Notícias ao Minuto

12:54 - 07/02/20 por Filipa Matias Pereira

País OE2020

Foi aprovado, esta quinta-feira, o Orçamento do Estado para 2020, apenas com os votos a favor do Partido Socialista. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) já reagiu e considera "insuficiente" o reforço previsto para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em comunicado enviado às redações, a FNAM defende ainda que o documento é "muito pouco claro" quanto "às medidas de valorização dos seus recursos humanos, nomeadamente do trabalho médico"

Com esta aprovação, advoga a Federação, "perde-se mais uma oportunidade de reverter o caminho de desinvestimento no SNS, que tem sido imposto por sucessivos governos". Um caminho que, aliás, "tem levado à perda progressiva dos médicos formados no SNS, por patente défice das condições de trabalho".

"O Governo e o Ministério da Saúde excluíram os representantes legítimos dos médicos daquele que poderia ter sido um verdadeiro debate sobre a situação atual do SNS. É inaceitável que as prioridades para o SNS sejam definidas de costas voltadas para os profissionais que o integram", aponta a FNAM.

A Federação avisa também que "algumas das propostas, nomeadamente eventuais novos modelos remuneratórios, terão obrigatoriamente que ser alvo de negociação com os sindicatos. Enquanto não o forem, não passam de intenções vagas".

"A defesa do SNS", conclui, "passa por um verdadeiro investimento, que não pode descurar a valorização dos seus recursos humanos. A renegociação da carreira médica, a melhoria generalizada das condições de trabalho e a valorização da base remuneratória dos médicos é essencial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório