Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Saiba o que deve fazer (e não) quando liga para o 112

INEM ajuda-o sobre quais as informações que deve dar em caso de necessidade de ligar para o número de emergência.

Saiba o que deve fazer (e não) quando liga para o 112
Notícias ao Minuto

17:27 - 06/02/20 por Notícias Ao Minuto

País Emergência

O 112 é o Número Europeu de Emergência que é "atendido em primeira linha por uma Central 112, operada por elementos da Policia Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana". As chamadas que à saúde digam respeito, são encaminhadas para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)

Para saber ao certo aquilo que deve dizer - de forma a um correto e rápido atendimento - o INEM dá indicações no seu site. Fale "de forma simples e clara".

O que dizer?

  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa.

Só agindo desta forma é que "é possível o INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas, ajuda que pode passar pelo acionamento de Ambulâncias de Emergência ou Socorro, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motociclos de Emergência Médica, Helicópteros de Emergência Médica, entre outros", explica ainda o Instituto na mesma página.

Contudo, há duas coisas que nunca deve fazer quando liga para o 112 - Número Europeu de Emergência.

A primeira, avisa o INEM, é "desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer", sendo que a segunda se prende com o facto de não "fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório