Segundo o município, o facto de a conduta de água que percorre a via ter atingido "o limiar de vida útil" tem obrigado a diversas reparações na infraestrutura e no pavimento.
Por outro lado, a degradação daquele eixo viário, pavimentado há cerca de uma década, acelerou nos últimos anos com o trânsito intenso a que a está sujeito, por ser uma das estradas mais congestionadas da rede viária municipal.
O mau estado da via, sobretudo nas zonas mais urbanas, é notado pela população e reportado pelos presidentes de junta, que se dizem preocupados com os transtornos criados aos utentes, para além das questões de segurança.
A Avenida da Lagarteira, como também é conhecida a artéria com cerca de 1,4 quilómetros de extensão, atravessa zonas urbanas com atividade económica intensa, nas redondezas da cidade da Lixa.
A rápida degradação "obrigou a uma análise técnica profunda" das condições da via, nomeadamente à realização de estudos de tráfego e de drenagem de águas pluviais, sublinha o município.
A substituição desta conduta "é um processo moroso", o que, acentua a edilidade, obriga à articulação dos trabalhos com a empresa Águas do Norte.
O presidente da União de Freguesias de Figueiró, Daniel Pinheiro, confirmou o "péssimo estado" da estrada, assinalando que o problema ocorre ao longo de um troço com 1,4 quilómetros, entre a Estrada Nacional 15 e a Rotunda da Água Nova, na confluência das localidades de Figueiró e Freixo de Cima.
O autarca sinaliza ter a informação da câmara de que estão previstas obras naquela estrada e que o projeto está incluído no orçamento municipal.
Por seu turno, o presidente da Freguesia de Freixo de Cima e de Baixo, Alfredo Teixeira, refere que o mau estado da estrada é um problema "frequentemente denunciado pelos moradores".
Anotou, também, haver o compromisso da câmara municipal no sentido de recuperar da via, para a qual será aberto concurso ainda este ano, com a obra a decorrer em 2021.
Segundo fonte camarária, a estimativa para o custo da obra é de 250 mil euros.
A empreitada de pavimentação será precedida da substituição da conduta de água que tem constituído foco de problemas.