Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

GNR alerta para burlas no MB Way. Saiba como se defender

A força militar reforça que as burlas têm sido realizadas, sobretudo, através de "anúncios online para compra e venda de objetos, em sites de artigos usados".

GNR alerta para burlas no MB Way. Saiba como se defender
Notícias ao Minuto

10:10 - 21/01/20 por Notícias ao Minuto

País Burlas

Não é a primeira vez que as autoridades deixam um alerta sobre a existência de burlas através da aplicação do MB Way - que permite fazer transferências instantâneas de dinheiro entre números de telemóvel associados à app, gerar cartões virtuais e usar o multibanco sem ter de usar cartão bancário.  

Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, a GNR reforça que as burlas têm sido realizadas, sobretudo, através de "anúncios online para compra e venda de objetos, em sites de artigos usados", como por exemplo, o "OLX ou Custo Justo". 

"Os burlões, com o intuito de supostamente pagar o artigo que a vítima tem à venda e aproveitando-se do desconhecimento sobre a forma de funcionamento do MB WAY, convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma", explica a força militar. 

Na maioria dos casos, "os cartões de telemóvel associados são pré-pagos e sem registos de comprador, impossibilitando a identificação dos burlões". 

A GNR deixa, assim, cinco conselhos para utilizar a aplicação de uma forma segura e garantir que não é vítima deste tipo de esquemas: 

1 - Não aceite fazer pagamentos através da aplicação.

2 - Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial.

3- Escolha sempre que possível receber pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária.

4 - Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB Way.

5 - Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório