Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Adjudicada reparação do Santo André como polo do Museu Marítimo de Ílhavo

A Câmara de Ílhavo aprovou a adjudicação de uma empreitada de cerca de meio milhão de euros para reparação e beneficiação do Navio Museu Santo André, que funciona como polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo.

Adjudicada reparação do Santo André como polo do Museu Marítimo de Ílhavo
Notícias ao Minuto

16:42 - 20/01/20 por Lusa

País Ílhavo

A primeira fase da reabilitação do Navio Museu, com um prazo de execução de três meses, tem como objetivo "garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas", explica a câmara em comunicado.

A intervenção incidirá sobre a reabilitação da estrutura do navio, como os porões, áreas de alojamento, parque do guincho de pesca, casa das máquinas, balaustrada exterior, convés, mastros e ponte, para além da pintura total, reboque da embarcação e colocação em doca, bem como a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio.

"Este processo é parte integrante de uma requalificação mais alargada do Navio Museu que prevê, numa fase posterior, a recriação da identidade museológica, tirando partido de novos meios de exibição expositiva", salienta a autarquia.

De acordo com a nota de imprensa da câmara, o objetivo é "revitalizar a identidade do Navio Museu Santo André, com foco na "'user experience'" dos visitantes, criando uma experiência sensorial que remete para o passado e aproxima as pessoas às memórias das aventuras dos pescadores na Faina Maior, incluindo processos de acessibilidade inclusiva".

A Câmara Municipal de Ílhavo informa ainda que, por esse motivo, a partir do dia 17 de fevereiro, estarão suspensas as visitas ao Navio-Museu Santo André, até à conclusão dos trabalhos agora adjudicados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório