Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara de Ílhavo cria "estaleiro" de ciência e tecnologia

A Câmara de Ílhavo vai criar um "estaleiro" dedicado à Ciência e Tecnologia, para "desenvolver a literacia e o pensamento computacional", anunciou hoje a autarquia.

Câmara de Ílhavo cria "estaleiro" de ciência e tecnologia
Notícias ao Minuto

19:13 - 08/01/20 por Lusa

País Ílhavo

O  estaleiro vai procurar associar as competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática à Cultura, Património e identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de bacalhau, o pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre.

"Com enfoque na comunidade escolar, tendo, no entanto, uma vertente direcionada também para a comunidade em geral e para as famílias, o estaleiro irá procurar despertar o interesse por diferentes fenómenos, através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação, assumindo uma inovadora oferta no âmbito do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI)", refere a Câmara de Ílhavo em nota de imprensa.

Segundo a nota, quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) "proporcionarão experiências Maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular, ou mesmo de produção de bioplásticos e biodiesel, e até as estrelas estarão disponíveis para observação".

A nova estrutura, que ficará alojada no antigo 'Fórum da Juventude', entretanto remodelada, será inaugurada segunda-feira pelo presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, e pela presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -- Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, Rosália Vargas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório